CAPACETE X ACIDENTE

Como retirar um capacete em caso de obstrução da respiração?

Este é o método recomendado pelo Colégio Americano de Cirurgiões Ortopédicos. Requer duas pessoas.
Primeiro devem retirar a viseira e a correia do queixo. Uma pessoa deve estar ao lado da cabeça da vítima e a outra deve estar por trás a estabilizar a cabeça para evitar o excesso de movimento.

A pessoa que está ao lado deve colocar uma mão atrás da cabeça da vítima para apoiar a base do crânio (não o capacete). E coloca a outra mão no queixo (e não no capacete). Essa pessoa esta a dar apoio à cabeça, logo deve segurar bem ainda que tentando não machucar. Deve manter os braços rígidos para que, quando a outra pessoa retirar o capacete, a cabeça não caia.

A pessoa que está atrás da cabeça da vítima , deve puxar lentamente o capacete para trás e para fora da cabeça. Deve ter cuidado com o nariz e com as orelhas da vítima.

Devem colocar de imediato um casaco debaixo da cabeça da vítima. Se a pessoa que segura a cabeça deixar de o fazer, a cabeça pode cair alguns 4 cms o que não seria bom. Se possível seria bom que fosse uma terceira pessoa a colocar o casaco assim que o capacete for retirado. A pessoa que está atrás da cabeça deve segurar novamente a cabeça para imobilizar a coluna cervical.

Voltamos a relembrar que o capacete só deve ser retirado em último caso!!!

http://www.motoesporte.com.br/site/dicas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>