ECONOMIA COMBUSTÍVEL

10 dicas para economizar combustível

Que tal pilotar sua moto desfrutando do vento no rosto, sensação de liberdade, ter segurança e ainda economizar combustível?

1. Não espere sua moto esquentar
Se sua moto tem injeção direta não se preocupe em esperar ela esquentar para sair pilotando. Os motores estão preparados para atingir a temperatura ideal enquanto você anda com sua moto. Mas há uma dica importante: acelere gradativamente sua moto nas trocas de marcha, não acelere bruscamente. Seu motor agradece.

2. Mantenha a pressão dos pneus
Manter a pressão dos pneus é uma das dicas mas fáceis e mais efetivas na economia de combustível. Verifique no manual do proprietário a pressão ideal. Além de economizar combustível, a dirigibilidade da sua moto fica muito melhor. Rodar com a pressão correta pode economizar até 3,3% de combustível.

3. Cuide da sua moto
Ter o óleo do motor correto e trocado na frequência correta ajuda na economia, verifique também o filtro de ar, filtro de combustível e velas.

4. Constante e sempre
Manter velocidades constantes ajuda muito, o maior consumo de combustível se dá nas acelerações e trocas bruscas e velocidade. Além de economia, você pode aproveitar mais sua viagem.

5. Diminua a velocidade
Sabemos que as motos estão cada vez mais rápidas e alcançando velocidades maiores, mas isso não quer dizer que você precise alcançá-las. Manter sua velocidade máxima igual a da via economiza “gasosa” e mantém sua habilitação livre de multas.

6. Fique leve
Não estamos dizendo pra você fazer regime (pode até ser também, porque não?), estamos dizendo para você deixar a moto mais leve. Tire todo o peso desnecessário da moto, isso inclui bolsas que você não usa, mantenha só o mínimo e necessário.

7. Cuidado na hora de abastecer
Não abasteça com pressa, preste atenção se não tem combustível vazando pelo bico da bomba. Isso também ajuda a preservar sua pintura.

8. Aerodinâmica
Motos são pensadas em termos aerodinâmicos também, se você enche sua moto de penduricalhos, você perde a eficiência. Use roupas apropriadas para pilotar, quanto menos seu corpo estiver exposto melhor e mais seguro você estará. Um windshield apropriado também ajuda, principalmente em velocidades mais altas.

9. Piloto automático
Se sua moto tem o luxo de dispor deste item, USE-O. Deixar um computador cuidar da velocidade constante da moto é mais fácil do que você ficar olhando o tempo todo para o velocímetro.

10. Asfalto sempre
Se te derem a opção de uma rodovia pavimentada e uma de terra, opte sempre pela primeira. Pilotar na terra sempre gasta mais combustível.

Fonte: MotorcycleNews

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *