PEDÁGIO SEGURO

peda2

Este movimento reinvidica:

– Passagem exclusiva com largura adequada para qualquer tamanho de moto.

– Acesso ao Sistema SEM PARAR.

Pessoalmente, acredito que uma cancela específica para motos seria essencial:

Em primeiro lugar, porque – teoricamente – seria mais limpa.
Nota-se que nas passagens pelos pedágios o asfalto é muito sujo de óleo (que vaza dos caminhões e/ou carros de passeio) tornando a frenagem e o apoio dos pés do motociclista na hora de parar, um ´sabão´.
Já vi derrapagens e motos caindo por causa deste problema. As concessionárias poderiam -no mínimo- lavarem, manterem limpas as passagens pelos caixas.

Além do óleo, se acumula areia nos cantos da passagem.
Acontece que para os carros as rodas ficam mais no meio da pista, portanto não há maiores problemas. Mas, as motos têm que encostar mais próximas ao ´meio-fio´ para poderem alcançar o dinheiro ao caixa sem incliná-las muito.

É aí que mora o perigo.
Pneu ou pé na areia também atraem escorregões.

Sem contar a hora de arrancar com a moto tracionando em cima do ´areão´.

Outro detalhe, são os apressadinhos que colam seus carros na moto para dar sinal de que estão com pressa. Quando não businam ou ficam resmungando pela demora.

Temos que – na melhor das hipóteses – parar a moto, manter o equilíbrio, abrir o bolso (com luvas), pegar o dinheiro (com luvas), estender o braço pra dentro do caixa (mantendo o equilíbrio da moto), pegar o troco, guardar o troco no bolso, mesmo que nos esforcemos muito seremos mais lentos que um motorista. Mas, não há esta compreensão, portanto há a impaciência.

O ideal mesmo é como acontece em alguns pedágios do RS, Chile e da Argentina onde as motos, além de não pagarem, têm uma passagem exclusiva ao lado do pátio do pedágio.

peda1

É isso que penso.

Lobo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>