VIAGEM X DOCUMENTOS

Cuidados com a documentação!

E se você perder seus documentos ou tiver a moto roubada com as bagagens?
Em viagens de moto onde pretendemos cruzar diferentes países é preciso pensar em muitos detalhes no planejamento para que a viagem transcorra com 100% de sucesso.

Um fator muito importante é manter cópias dos documentos, pois, pode ocorrer de perdê-los ou tê-los roubados e estando em outro país, isso pode ser um problema bem chato, ainda mais se a embaixada/consulado estiver bem longe de onde você se encontra.

As dicas são:

– Tire uma cópia impressa colorida de todos os documentos que está levando (passaporte, RG, Carteira de Motorista e outros);
– Guarde sempre um cartão de crédito em local diferente dos demais que está levando em sua viagem (para backup caso perca os outros);
– Guarde ao menos 100 dólares com você em seu corpo e protegido com plástico (para casos de emergência);
– Escaneie seus documentos e envie os arquivos para um e-mail seu do Gmail, Hotmail ou algum outro do gênero, assim, se perder as cópias impressas dos documentos que está levando e os originais, basta ir num local com Internet e fazer novas cópias, imprimindo os arquivos que foram escaneados. Se quiser ainda mais segurança/backup, os guarde também num pendrive pequeno (que fique sempre com você, no bolso da jaqueta, por exemplo).

Simples as dicas, mas, acredite, podem te salvar num momento de aperto. Claro, as cópias não terão o mesmo valor que os originais, mas, o ajudarão junto as autoridades policiais e alfandengárias, a entrar num hotel, explicar o que aconteceu, etc.

No mais, fica sossegado(a), este tipo de problema só ocorre com no máximo 1% dos viajantes… basta sempre prestar atenção aos seus pertences e ficar atento nas estradas e lugares que cruzar. Quanto a segurança, tenha em mente que poucos são os países do mundo mais inseguros que o próprio Brasil.

Fonte: Por Policarpo Jr – RockRiders.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>